Publicado em: 13 de novembro de 20212.4 min. de leitura

Para estrear a série Relatos, aqui dentro do Conteúdo Natural, trazemos a você a experiência de Emma Stone com a Síndrome do Pânico. 

Emma Stone, atriz norte americana, nascida no Arizona, trabalha desde os 15 anos, atuou em diversos filmes como o premiado La La Land, Zumbilândia, Amizade colorida, e o Espetacular Homem-Aranha. Em 15 anos de carreira, Emma acumulou um total de 28 filmes e 6 séries. E recentemente revelou sofrer com síndrome do pânico desde criança.

Após um episódio de ataque de pânico, seus pais observaram uma grande mudança comportamental e buscaram ajuda de um psicólogo. Sem saber por muitos anos o que de fato tinha, buscou na carreira de atriz um vínculo que a sustentasse, dizendo que se não fosse seu trabalho, talvez não teria sobrevivido. 

Em entrevista ao psiquiatra Dr. Harold Koplewicz, do Child Mind Institute, Stone relatou um episódio de quando era criança, em que estava na casa de um amigo, e começou a acreditar que a casa estava pegando fogo e que todos iriam morrer.

O pânico desse episódio fez com que Emma parasse de se encontrar com os amigos longe de casa. Conforme os períodos de pânico foram se intensificando, Emma Stone teve o diagnóstico de síndrome do pânico por meio de uma terapeuta, mas que não informou isso à ela no período do tratamento, para que isso não atrapalhasse em sua carreira de atriz. 

Nunca se falou tanto sobre saúde mental como se fala atualmente. Emma Stone é apenas uma dentre tantos outros artistas que sofrem com os mais variados tipos de transtornos mentais.

A ansiedade é uma resposta automática do nosso organismo diante das mais variadas situações. É o nosso cérebro tentando nos avisar de algo. Mas isso não quer dizer que seja normal, nem que todos nós vamos sofrer com ansiedade ou outros transtornos decorrentes disso, como a síndrome do pânico, por exemplo. Quando chegamos ao estágio de sofrimento, significa que ignoramos todos os sinais de alerta enviados pelo nosso cérebro, e aí, os sintomas deixam de ser apenas mentais e passam a se tornarem físicos.

Palpitações, dificuldade respiratória, suor excessivo, crises de choro, mãos trêmulas, medos injustificáveis, pensamentos irreais, e mais um lista extensa de outros sintomas. Pessoas que desenvolvem transtorno de ansiedade e acabam sofrendo com ataques de síndrome do pânico, apresentam ainda medo excessivo de sair de casa, fobia social, imaginação de acontecimentos irreais, medo de morrer e constante sentimento de estarem em perigo ou a beira da morte.

Se você se identificou com a história da Emma Stone, não hesite em procurar ajuda profissional.

Fontes: https://bityli.com/hLOnb, , https://bityli.com/oWRnu, DSM V

 

Compatilhe:

Deixe um comentário

Related posts