Publicado em: 13 de novembro de 20212.3 min. de leitura

Você provavelmente foi bombardeado com notícias desde o início da pandemia, não é? Esse é um dos melhores exemplos do que significa infodemia, que é o excesso de informações, ou melhor, os impactos causados por esse excesso. 

Quando estamos diante de muitas informações, principalmente de assuntos tão comentados, fica difícil distinguir o que é verdade, das chamadas fake news. A confusão entre o real e o fake, é uma das consequências da infodemia. 

A infodemia pode causar graves consequências na saúde mental e física 

O excesso de informação causa ansiedade, pode levar à depressão e ataques de pânico. Saber filtrar quais informações consumimos, é um dos principais passos.

Nesta pandemia, estamos vendo claramente o quanto uma infinidade de informações são espalhadas por aí sem nenhum critério. Desde receitas caseiras que prometem imunizar contra o vírus, até a recomendação de remédios sem embasamento científico, com a promessa de imunização, quando na verdade causam mais mal do que bem. 

Para se ter uma ideia do quanto a infodemia é grave e afeta as pessoas, especialmente em momentos  de preocupação constante como esse em que vivemos, no Irã, morreram mais de 700 pessoas ao ingerirem álcool. Isso porque, foi divulgada uma notícia dizendo que o consumo de álcool poderia imunizar contra a Covid-19.

Outro exemplo de manipulação por fotos, foi a divulgação de imagens de hospitais vazios, totalmente fora de contexto, o que fizeram muitas pessoas questionarem a real necessidade de manter o distanciamento social. 

 O nosso cérebro confia em aspectos visuais 

As consequências são desastrosas e podem atingir a todos, uma vez que, quem promove fake news sabe como fazer essas notícias chegarem até nós de forma atrativa. O nosso cérebro confia em aspectos visuais, ou seja, as fotos e vídeos que são apresentados muitas vezes falam mais do que o próprio texto. E, dessa forma, pessoas em busca de disseminar pânico, fazem uso de imagens editadas para chamar a nossa atenção. 

Dedique apenas uma hora do seu dia para ver as notícias

Os impactos da infodemia são muitos, que vão desde denegrir a nossa saúde física, quanto a impactos graves na nossa saúde mental. E é por isso que os especialistas recomendam que você dedique apenas uma hora do seu dia para ver as notícias. 

Se você deseja estar por dentro das notícias, busque por fontes confiáveis, sites com credibilidade e sempre que encontrar notícias com informações científicas, busque conferir as fontes.

E você, já teve algum sintoma causado pela infodemia? Deixe o seu comentário!

 

Compatilhe:

Deixe um comentário

Related posts