Identificar os sinais de um relacionamento abusivo não é muito difícil, porém admitir que é uma vítima dessa situação, pode ser mais complexo.
Segundo a OMS, uma em cada 3 mulheres sofre algum tipo de violência física ou sexual. Infelizmente, esses abusos geralmente acontecem por pessoas muito próximas. Vale ressaltar que o relacionamento abusivo também existe fora da relação amorosa, pode estar presente na família, trabalho e até nas amizades. Assim como podemos identificar sinais de um relacionamento abusivo entre um casal, também podemos observar na relação pai/filho ou mãe/filho.
Afinal, ainda vivemos em uma cultura muito machista, preconceituosa e racista. O chefe que abusa do poder com um funcionário por ser negro, está apresentando sinais de um relacionamento abusivo, além de cometer um crime. Do mesmo modo que um marido quando agride a sua esposa, também mostra sinais de um relacionamento abusivo.
Por mais que alguns sinais sejam muito claros, o abusador normalmente faz a vítima se sentir culpada pelo que lhe acontece. E, dessa forma, o número de denúncias ainda é pequeno, quando comparado ao número de casos reais.
Os principais sinais de um relacionamento abusivo são: ciúme exagerado, possessividade, necessidade de controle, agressividade, invasão de privacidade, chantagem, manipulação, controle financeiro, ameaças e violência física, sexual ou psicológica.
O início de um relacionamento abusivo pode ser marcado por sentimentos de ansiedade, stress e culpa pelo comportamento do agressor. Com o passar do tempo, a vítima pode desenvolver quadros mais graves de ansiedade, começar a fazer uso de bebidas alcoólicas ou medicamentos e chegar à depressão.
Esteja atento aos sinais de um relacionamento abusivo, pois os impactos podem ser diversos e, em alguns casos, irreparáveis.
É comum pessoas que vivem um relacionamento abusivo se distanciarem da família, dos amigos, largarem o emprego, evitarem contato social, ser tornarem dependentes financeiramente, mudar o estilo de roupa, cabelo, e principalmente, com a baixa autoestima, acreditar que não será amada por mais ninguém.
Se você identifica alguns desses sinais de relacionamento abusivo, no seu relacionamento ou em alguém próximo, procure ou ofereça ajuda.
Muitas pessoas têm medo de denunciar, não sabem como pedir ajuda ou não conseguem identificar esses comportamentos como impróprios!
________________________________________________________________________________
Texto escrito por Francielle Bechtold, psicóloga, mestre em crítica textual pela Universidade de Lisboa e colaboradora do Conteúdo Natural. @psicofranbechtold