Publicado em: 13 de novembro de 20212.1 min. de leitura

Se você é mulher, já deve ter vivenciado alguma situação que representa o quanto a sociedade espera que todas as mulheres sejam mães.

Maternidade compulsória é a ideia de que você é obrigada a ser mãe. A sociedade está a todo tempo bombardeando as mulheres com perguntas como “quando terá filho?”, ou ainda “quando vem um irmãozinho?”, “não querem um terceiro?”. 

A imagem padrão de família triangular é divulgada como se fosse o jeito certo: mamãe, papai e filhinho. Como se todo mundo precisasse se encaixar ali dentro. O problema é que, muita gente não se encaixa, porque não pode, porque não consegue, ou simplesmente, porque não quer. Agora pense no sofrimento psicológico que essa pressão causa nas mulheres.

Uma vida sem filhos não é uma vida sem propósitos

Imagine como sofre uma mulher infértil com a pressão por ter filhos, com falas como “seu marido vai te trocar por outra que possa lhe dar filhos”. Isso impacta em muitos aspectos na vida dessa mulher. O sentimento de culpa por não dar ao marido um filho, um sentimento de incapacidade, de incompletude. Sentimentos estes que podem levar, inclusive, à depressão.

Por outro lado, uma mulher que decide não ter filhos, tem de ouvir constantemente “um dia você vai mudar de ideia”, ou que ela nunca será feliz e se sentirá sempre sozinha e vazia. Como se uma vida sem filhos significasse uma vida sem propósitos.

Maternidade compulsória é usar o medo da solidão contra as mulheres para manipular seus sonhos e desejos. A cobrança vêm de todos os lados, principalmente, dos familiares.

A maternidade compulsória é muito representada nas redes sociais. 

Há diversas contas de influenciadoras que não mostram a realidade de ser mãe. Mulheres que aparecem sempre lindas e maquiadas, e, com isso, maquiam também a realidade. 

Se você é mãe, sabe que a rotina de uma mãe é caracterizada por banhos rápidos (quando dá), preocupações constantes, um cabelo bagunçado, dias em que não se consegue tirar o pijama ou escovar os dentes.

Não se sinta pressionada 

Lembre-se que você tem livre arbítrio e a decisão sobre ter filhos ou não, é exclusivamente sua. Não dos companheiros, não da família, e muito menos, da sociedade.

E você, acha que é possível ser feliz sem ter filhos? Deixe o seu comentário!

 

Compatilhe:

Deixe um comentário

Related posts