A depressão é a doença que mais atinge a população mundial nesse momento. Além disso, muitas pessoas podem sofrer com depressão e não terem plena consciência, porque não conhecem os sintomas da depressão.
Muitas vezes os sintomas da depressão vão nos consumindo aos poucos, e vamos nos habituando a eles pouco a pouco. Apenas quando eles nos atingem com força, causam um impacto tão grande nas nossas vidas, é que percebemos que algo está errado, porém, nem sempre identificamos que é a depressão.
Por isso, esteja atento aos sintomas mais comuns
Os sintomas mais comuns podem ser: sensação de vazio, falta de vontade para realizar as atividades do dia a dia, cansaço constante, falta de energia, irritabilidade, falta de apetite, sintomas físicos como dores no corpo, queda de cabelo, pensamentos suicidas, abuso de substâncias químicas como álcool e drogas.
Para ser caracterizado como depressão, é preciso que estes sintomas perdurem por, no mínimo, duas semanas. Portanto, é importante estarmos atentos aos sinais que o nosso corpo dá.
Você tem sentido menos prazer em realizar atividades que antes eram prazerosas?
Está com falta de vontade para fazer atividades básicas do dia a dia, como escovar os dentes ou tomar banho? Ou ainda, tem sentido muitas dores no corpo, na cabeça, queda de cabelo e fraqueza? Estes podem ser sintomas da depressão, por isso, procure prestar atenção na frequência em que acontecem, e procure ajuda profissional.
De modo geral, muitas pessoas associam os sintomas da depressão com alguém sem ânimo para nada, que não consegue levantar da cama e fazer qualquer tipo de atividade, no entanto, este pode ser um estágio já bastante avançado da doença.
Os sintomas da depressão causam impacto na nossa rotina, e vão se instalando aos poucos até chegarem a um quadro agravado, caso não ocorra nenhum tipo de intervenção.
Ou seja, não espere os sintomas se tornarem maiores e mais persistentes, ao menor sinal que você observar, busque ajuda!
Por fim, também devemos considerar a existência de alguns episódios depressivos.
Por exemplo, se você termina um relacionamento de longa data, logo a seguir você pode vivenciar alguns sintomas da depressão. Essa é conhecida como depressão reativa, ou seja, os sintomas acontecem como resposta à situação vivenciada.
É possível sim, que uma depressão reativa se torne um quadro de depressão mais grave, por isso, é tão importante buscar ajuda o mais rápido possível.
Lembre-se sempre, independente de qual for a situação, do nível dos sintomas que você sente, você não precisa passar por tudo isso sozinha!
____________________________________________________________________________________________________________________________
Texto escrito por Francielle Bechtold, psicóloga, mestre em crítica textual pela Universidade de Lisboa e colaboradora do Conteúdo Natural. @psicofranbechtold