Publicado em: 13 de novembro de 20212.1 min. de leitura

Qual é a definição de individualismo?

Para entendermos a definição de individualismo precisamos entender um pouco como tudo isso começou.

Antigamente, as pessoas deveriam seguir à risca as regras da igreja, ninguém poderia questionar, não se tinha poder de fala. Você nem sequer poderia concordar ou discordar, sua única função era seguir as regras.

As pessoas não faziam algo em função de interesse pessoal, essa nem era uma questão levantada. Toda sua movimentação acontecia em função de seguir o que dizia a igreja. 

Por volta dos séculos XIX e XX houve uma mudança em relação à forma como o indivíduo atuava no mundo, e é a partir desse ponto que temos a definição de individualismo como vemos atualmente.

O homem como ser pensante e crítico

A definição de individualismo passa por sujeitos que buscam negar toda forma de subordinação social, no entanto, esse ponto pode ser um pouco contraditório quando levantada a questão da alienação do capitalismo.

Nós também podemos entender como definição de individualismo, o homem emancipado pela modernidade, isso porque temos que considerar que nem todas as pessoas no mundo de hoje concordam com a ideia individualista.

Nós conseguimos perceber o quanto um ser que pensa em si, que busca seus objetivos e leva a sua ideia em consideração, por vezes, é discriminado pela sociedade. 

Muitas pessoas, que ainda hoje vivem sob regras rígidas das igrejas, condenam veementemente pessoas que expõem sua sexualidade, porque acreditam que ninguém tem o direito de pensar em si, de buscar formas de se tornar individual.

Pessoas com esse pensamento tendem a viver ressentidas, tem um sentimento de estarem sendo atropeladas pela sociedade, não acompanham o ritmo, e por isso, a melhor solução para elas é condenar tudo aquilo que lhes causa angústia. 

Junto à definição de individualismo também há a questão de dominantes e dominados. 

Há pessoas que dominam comunidades, que são líderes, que gerenciam empresas, estados, e famílias. E há também os dominados, aqueles que obedecem, que seguem todas as regras sem questionar. 

O fato é que, dentro do individualismo há espaço para todos. Ser uma pessoa individualista, não significa ser egoísta, e muito menos contra a vida em sociedade. Significa apenas que, você pode pensar em si em primeiro lugar, que pode priorizar a sua saúde física e mental, além do seu crescimento pessoal em todas as escolhas que fizer.

 

Compatilhe:

Deixe um comentário

Related posts