A palavra empatia vem do grego que originou a palavra alemã “einfublung”. Apesar de ser originária de uma palavra difícil, o significado de empatia é bem simples: se colocar no lugar do outro.
Basicamente, o significado de empatia está relacionado a entender a perspectiva e o ponto de vista do outro. É reconhecer e entender os seus sentimentos, suas falas, suas atitudes. É renunciar ao julgamento, e as nossas crenças pessoais.
Talvez à primeira vista pareça algo fácil, mas não se engane, nem sempre é assim.
Às vezes podemos ter dificuldades em demonstrar empatia, e nem sempre conseguimos ser empáticos com todos e em todas as situações.
O significado de empatia está relacionado a sentimentos que vivenciamos diariamente, ou seja, é entender os medos, as angústias, a ignorância, em algumas situações, e até mesmo as alegrias.
Você sabia que a empatia é um dos princípios básicos do amor?
Sim, porque não se chega no amor sem empatia. Não há como amar o outro sem conseguir se colocar no lugar dele e entender seus sentimentos. Através da empatia conseguimos criar laços mais saudáveis, vínculos mais fortes, uma verdadeira união.
Além disso, o significado de empatia está relacionado a três componentes internos: o cognitivo que é a capacidade de prestar atenção e entender o que o outro está sentindo; o afetivo que é se interessar verdadeiramente para entender qual a necessidade do outro; e o comportamental que é saber como agir diante da demanda do outro.
Para entendermos de forma bem simples qual o significado de empatia, reflita sobre a seguinte questão: você se sente triste quando vê alguém triste?
Não importa se você conhece a pessoa ou não, quando vemos que alguém está nitidamente triste, tendemos a ficar tristes ou angustiados ao ver o sofrimento do outro. Isso acontece através do neurônio do espelhamento. E essa é uma forma prática de entender a empatia, quando a dor não é nossa, mas conseguimos entender a dor do outro.
Se você quer se tornar uma pessoa mais empática, procure aprimorar essas características: não julgue os outros, preste mais atenção ao que lhe dizem, tente compreender o ponto de vista do outro, reconheça as diferenças, e não tente ter sempre razão, apenas reconheça que todos somos seres humanos, por isso, é necessário aceitarmos que estamos sempre sujeitos a errar e acertar.
Para desenvolver a empatia é preciso também um trabalho de autoconhecimento, entender quais são as suas próprias questões, suas dores e alegrias.
Se você acredita que precisa de ajuda para se tornar mais empático, procure ajuda de um profissional, os médicos e psicólogos são os melhores exemplos do significado de empatia, afinal, exercem um trabalho de escuta, que procura entender as suas queixas sem julgamentos, são empáticos através do olhar, do tom de voz, da compreensão.
A empatia é como um antídoto para o mundo individualista que vivemos hoje.
Através dela somos capazes de fugir do mal, de resgatar relacionamentos fragilizados, e principalmente, acabar com o preconceito!
______________________________________________________________________________________________________________________
Texto escrito por Francielle Bechtold, psicóloga, mestre em crítica textual pela Universidade de Lisboa e colaboradora do Conteúdo Natural. @psicofranbechtold