Você sabia que nem sempre o narcisismo significa algo negativo? As pesquisas sobre o tema iniciaram em 1887 por Alfred Binet, no entanto, passamos a ouvir falar mais sobre o tema a partir das teorias de Freud. O início desses estudos se deu a partir da mitologia grega, com a história de Narciso, que olhava seu reflexo no rio e se apaixonava por si mesmo, sem ter consciência de que era ele.
A verdade é que todos nós somos um pouco narcisistas e quando bem desenvolvido, isso significa que temos uma boa autoestima, sabemos reconhecer nossos valores e nossas conquistas.
Porém, o narcisismo é negativo, quando se torna um transtorno.
Algumas das características mais comuns do transtorno de personalidade narcisista são: padrão de grandiosidade, necessidade de admiração, falta de empatia, sentimento de ser único e superior, acredita ser invejado, acredita que o mundo gira a sua volta, não vê defeitos em si mesmo, não erra, é sempre dono da razão, tem dificuldades nos relacionamentos interpessoais, entre diversos outros.
Narcisismo nas redes sociais
A maioria das nossas relações hoje são virtuais, e podem acabar tão rápido quanto começaram. Já não há aquele apego, não há tanta afetividade. Se a amizade continuar tudo bem, se terminar, tudo bem também. Além dessa fragilidade das relações, ainda vemos um exibicionismo exacerbado. Pessoas querendo mostrar suas vidas a todo custo nas redes sociais.
Veja o perfil de alguns influenciadores digitais no Intagram e procure por algum defeito em suas vidas. A grande maioria mostra uma rotina linda, perfeita, cheia de amor e gratidão pela vida.
A verdade é que, quantos de nós vive uma vida assim?
Será que de fato, essas pessoas vivem dessa forma? No narcisismo não há espaço para mostrar o lado ruim, os pontos negativos, porque eles acreditam que são seres superiores, por isso, só mostram aquilo que possa os colocar no alto do patamar e causar inveja no próximo.
Se você se identifica com algumas dessas características, procure ajuda profissional. O tratamento consiste, principalmente, no trabalho em psicoterapia focada em transferência, que trabalha essencialmente o processo de empatia.
E você, já teve que lidar com uma personalidade narcisista? Deixe o seu comentário!