Você sabia que pode vivenciar sintomas de ansiedade com bastante frequência? No entanto, isso não significa que você tenha transtorno de ansiedade.
A ansiedade é uma resposta do nosso organismo a situações que vivenciamos. Assim como a própria ansiedade, essas respostas podem ser positivas ou negativas. Portanto, a primeira coisa que você precisa entender sobre ansiedade é: ela nem sempre é sua inimiga!
Nós vivenciamos a ansiedade antes de apresentar um trabalho, antes de uma entrevista de emprego, antes de uma viagem de avião, uma prova, ou alguma outra situação importante e pela qual aguardamos a algum tempo. É normal nos sentirmos ansiosos em diversos momentos de nossas vidas, é até esperado inclusive.
Porém, se você observar que essa ansiedade te paralisa, te dá “um branco” na hora de apresentar o trabalho, faz você desistir de viajar por medo, faz você acreditar que não passará na entrevista de qualquer jeito, aí então é hora de acionar o sinal de alerta.
A ansiedade pode nos fazer experienciar diversas sensações negativas, e a frequência com que acontecem, a intensidade e os momentos em que surgem, é que vão indicar qual o grau de gravidade, e se de fato, se tornou um transtorno de ansiedade.
O transtorno de ansiedade pode desencadear diversos outros problemas, como ansiedade social, transtorno de pânico e depressão, por exemplo.
No entanto, ter sintomas de ansiedade não significa que você tenha um transtorno de ansiedade, procure sempre ajuda de um profissional para um diagnóstico correto!
Isso porque, a ansiedade também pode ser vivenciada de forma positiva. São poucas as pessoas que experimentam esse tipo de ansiedade, isso é verdade, no entanto, ela pode ser uma impulsionadora, pode ser aquilo que te ajudará a alcançar os seus objetivos. Na ansiedade “positiva” as pessoas procuram dar o seu melhor para obterem melhores resultados lá na frente.
Por exemplo, se você trabalha em uma empresa, pode querer adiantar o seu trabalho, chegar um pouco mais cedo, entregar tudo antes do prazo, já pensando numa futura promoção. Quem vivencia esse tipo de ansiedade, preza por resolver todas as suas pendências antecipadamente, o que pode vir a ser bastante positivo.
Afinal, na ansiedade mais comum, costumamos estar com a cabeça sempre cheia de preocupação com as pendências, com os trabalhos por fazer, os prazos para cumprir, os boletos para pagar, e isso se transforma em pensamentos negativos
A certeza de que não vamos conseguir, passamos então a procrastinar, e com isso as preocupações vão aumentando, e tudo vira uma bola de neve sem fim!
Portanto, tenha sempre em mente que: a ansiedade é normal, e vez ou outra nós vamos sim vivenciar algum sintoma dela, especialmente aquele friozinho na barriga antes de algo importante. A ansiedade também aciona aquele botão vermelho de alerta quando estamos em situação de real perigo, por isso, esteja atento para reconhecer os sinais.
Além disso, ela também pode ser uma impulsionadora, e nos levar a cumprir todas as nossas obrigações com antecipação. E por fim, ela pode impactar negativamente na nossa vida, se transformando em um transtorno de ansiedade que precisa sim de ajuda profissional.
O tratamento é feito através de sessões de psicoterapia, e dependendo do grau de ansiedade é possível que seja necessário a inclusão de medicamentos. Se você estiver sentindo pensamentos negativos generalizados, pensamentos distorcidos, dificuldade de concentração, problemas de memória, preocupação constante, tremores constantes, coração acelerado, medo excessivo de morrer ou agitação constante, procure ajuda profissional.
A apresentação constante desses sintomas pode se transformar em um transtorno de ansiedade!
____________________________________________________________________________________________________________________________
Texto escrito por Francielle Bechtold, psicóloga, mestre em crítica textual pela Universidade de Lisboa e colaboradora do Conteúdo Natural. @psicofranbechtold